sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cybercondria

A hipocondria é um problema tão antigo que os primeiros relatos a seu respeito foram feitos por Hipócrates, o pai da medicina. A origem de seu nome está associada a queixas de dor na região do hipocôndrio, palavra grega que se refere à zona abdominal abaixo das costelas. Estima-se que 3% da população tenha alguma manifestação desse tipo.
Pode ser definida como a sensação de mal estar e até a apresentação de sintomas específicos sem que estes correspondam a uma doença real. Além da descrita dor, a outra queixa mais frequente é a "dor no peito"; depois outras perturbações frequentes são a enxaqueca, as tonturas, as palpitações, a insónia, as dores musculares, .....que podem de facto existir, mas, a preocupação com o medo de ter, ou crença de que se tem doença grave baseada na interpretação errada de sintomas físicos, persiste apesar de adequada avaliação e tranquilização médicas, além de não reconhecer que essa preocupação é excessiva ou não tem fundamento. Procura outro médico, que acaba por lhe pedir mais exames, vai por iniciativa própria a vários especialistas, e chega ao consultório com uma pasta enorme onde guarda meticulosamente todos os seus exames. Não sabe bem o que procura, apenas busca uma doença que tem a certeza que existe, ou se não existe está prestes a existir. 
Eu para além desta que me tem atazanado por estes dias dedico-me à cybercondria 

3 comentários:

Anónimo disse...

Para que saiba o termo é Cibercondria, ou cyberchondria e não Cybercondria.
O termo vem das palavras ‘cyber’ e ‘chondria’ (esta última vem do grego e refere-se a uma “desordem obsessiva”). Atenção à falta de rigor na escrita!!
Achou sUficiente a explicação???

Maria Caxuxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Caxuxa disse...

Caro Anónimo, muito me apraz que me continue a ler mesmo após um tão agressivo comentário ao seu comentário.
Devo dizer-lhe que agradeço o seu cuidado em apontar a minha falta de rigor, mas na realidade procurei tornar mais portuguesa uma palavra que ainda é relativamente recente. Deixe-me apenas esclarecê-lo que chondria não se refere a uma desordem obsessiva, mas deriva de Chondros que designa uma cartilagem existente a nível do diafragma e que associada a Hipo (abaixo) cria o termo hipocondria essa sim uma desordem obsessiva que tão bem descrevo no meu post.
Não conhecia o termo cyberchondria e usei-o porque se aplica a mim. Verifico após alguma pesquisa que é bastante comum actualmente.
Não se retraia caro Anónimo e dado que o meu email é público poderemos continuar este diálogo em privado.