quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Património "patrimonializador"

O Património, hoje motivou um passeio patrimonial e revelador da cidade. A propósito da apresentação da Plataforma pelo Património Cultural que se realizou no lindo jardim de inverno do Teatro S. Luiz atravessei Lisboa de metropolitano para chegar ao Chiado. Há muito que não andava assim no meio das pessoas. As pessoas andam muito depressa e parecem todas determinadas nas suas caminhadas. Eu seguia e observava. Era levada na corrente. E vá lá não me perdi nas, para mim novas, linhas de metro.
Cheguei com tempo o que me permitiu finalmente ir visitar a loja da Catarina Portas na Rua Anchieta. É exactamente como a imaginei. Um espaço mantido tal qual era, sem qualquer intervenção ou alteração, apenas umas pinturas e iluminação e agora carregado de preciosidades de antes - lapis viarco, sebentas, ardósias, farinha 33, pasta medicinal couto, restaurador olex...
A cidade tão habitada naquelas horas fez-me bem, aconchegou-me.
Isto é Património...mas para o vislumbrarmos talvez precisemos de tempo...

Sem comentários: