quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Sem dúvida um direito mas, no momento, não a melhor via para o fim pretendido...
Greve: Cessação colectiva e voluntária do trabalho realizada pelos trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento dos salários, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios
A palavra tem origem na palavra francesa grève proveniente de Place de Grève, em Paris, na margem do Sena, outrora lugar de embarque e desembarque de navios e depois, local das reuniões de desempregados e operários insatisfeitos com as condições de trabalho. O termo grève significa, originalmente, "terreno plano composto de cascalho ou areia à margem do mar ou do rio", onde se acumulavam inúmeros gravetos. Daí o nome da praça e o surgimento etimológico do vocábulo, usado pela primeira vez no final do século XVIII.
Originalmente, as greves não eram regulamentadas, eram resolvidas quando vencia a parte mais forte. O trabalho ficava paralisado até que ocorresse uma das seguintes situações: ou os operários retornavam o trabalho nas mesmas ou em piores condições, por temerem o desemprego, ou o empregador atendia total ou parcialmente as reivindicações para que pudessem evitar maiores prejuízos devidos à ociosidade.
Fonte: Wikipédia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário